quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Hell's Kitchen (Tentáculo) - Battle Royal 2017



Drs. do Battle Scenes! Estou aqui com mais um post... (continuação clichê de início de post).

Vou falar sobre o meu deck de Tentáculo! Carinhosamente batizado por mim de HELL'S KITCHEN!


Hell's Kitchen é o "bairro" de Nova York onde o Demolidor perambula, lá ocorrem a maioria de suas histórias e todos os personagens do deck com exceção do Fantasma estão diretamente ligados a este local. Hell's Kitchen ficou conhecida também como Terra Das Sombras, no arco das HQs de mesmo nome onde o Demolidor se torna o líder do Tentáculo e acaba sendo corrompido por seu poder sombrio. Tenho um carinho enorme por estes personagens pois Terra Das Sombras foi a primeira história que li do Demolidor e enquanto eu treinava com este deck eu estava lendo a fase do roteirista Frank Miller à frente das histórias do ceguinho, seu período considerado por muitos como o melhor. Além da leitura eu estava assistindo a série Defensores no Netflix, que se passa em Hell's Kitchen também. Pode parecer bobagem, mas acredito que esse carinho pelos personagens me fez pensar melhor no deck e fazer a relação entre o papel e habilidades deles nas histórias e no Battle Scenes.

Com o Hell's Kitchen consegui alcançar o 14º lugar no Battle Royal 2017 e os únicos players que conseguiram derrubar o cegueta e seus ninjinhas foram o Campeão e Vice-Campeão do torneio, respectivamente Lucas "Pinky" e Ricardo "Herói do Povo". Este deck ainda venceu o top 8 João Ricardo e seu deck de Magia, fazendo um placar perfeito de 6-0 no primeiro dia da competição.


Sim, acredito que o Hell's Kitchen poderia ter sido campeão do Royal e acredito que ele merecia ao menos ter entrado no top 8 (palavras do campeão Pinky, que muito me honrou dizendo que foi a partida mais difícil que ele jogou no suíço). 

Mas por que não consegui entrar no top 8 com ele? Primeiro, por mim mesmo. Acredito que tomei algumas decisões erradas (algumas na partida contra o Pinky e muito bem observadas por ele após nosso jogo) e algumas também em partidas que ganhei (como esquecer de tirar uma Jóia do Infinito - Poder de um Fantasma do Espaço e levar Sumiço Fantasma na antecipação por pura e simples desatenção), confesso que o nervosismo me dominou em muitos momentos, mas a experiência obtida valeu muito apena. Em segundo, devo dizer que o Hell's Kitchen não entrou no top 8 graças a maestria do Pinky e do Ricardo como ótimos jogadores e isso contou muito mais do que minhas cagadas e por que digo isso? Porque eles em momento algum cometeram cagadas, se mostrando jogadores melhores que eu e acima de tudo possuindo uma leitura de mesa espetacular e não se preocupando em nocautear meus personagens rapidamente para fazer pontos, mas sim se preocupando em minar minhas possibilidades de reação, mesmo que pra isso tivessem que esperar mais um ou dois turnos para fazer alguns pontinhos. Paciência ganha jogo, meus amigos. E em terceiro devo dizer que o que definitivamente matou o Hell's Kitchen foram alguns dos meus oponentes que desistiram do Royal para jogar os campeonatos paralelos, rebaixando muito minha posição no campeonato.


No frigir dos ovos, fico feliz em saber que fui o jogador que chegou mais longe utilizando Tentáculo, isso mostra o potencial do deck e acredito ter cumprido meu papel mostrando que ao contrário do Battle Royal do ano passado onde reinaram Ultron e Illuminati, o metagame deste ano foi muito mais diversificado. 

Quem sabe na próxima conseguimos? Elektra Natchios, meu amor! <3






Bom, vamos a minha lista e como eu entendo que o deck funciona... Falarei de cada card em específico e no final comentarei o que eu me arrependi de não ter usado e o que eu me arrependi de ter usado.

Hell's Kitchen - Por mim mesmo:




3x Demolidor V4: Um dos personagens chaves do deck. Lidera, possui ótima ação que causa dano penetrante e se capacita. Só por isto já merecia estar aqui. Mas ainda possui um texto fortíssimo que reduz em 1 qualquer dano que um personagem da afiliação Tentáculo sofra, fora da etapa de ataque. Muitos ficaram surpresos por eu não haver utilizado Lâminas Encantadas... Mas entendo que este Demolidor por si só já me dá a proteção que a Lâminas daria e com a vantagem de poder ser aproveitado dos recursos com a Cripta Ancestral ou com o Aprimoramento, em outro Demolidor V4 ou V3 que já esteja em cena, seja para liberar um card importante ou para o acúmulo de textos. Se Lâminas Encantadas cai nos recursos, serve para quê?


3x Emissário da Serpentária V1: Texto fortíssimo! Garantindo recurso e cartas na mão. A "Investigação Ninja". Não há muito o que falar sobre ele, é um ótimo "arruma mão" com uma ação que filtra o topo do deck e na antecipação. Sim, sou um "Emissário Lover".


2x Elektra V3: Ah, a minha tchuquinha! Se um homem pode se dar ao direito de se apaixonar por uma personagem, eu me apaixono por ela! Não só pelo card, a acho uma personagem fenomenal nas HQs! Quando ela foi revelada no lançamento de Forças Estelares, até fiz uma resenha sobre ela (leia aqui). Antes de qualquer coisa preciso dizer que só usei a Elektra uma única vez para quebrar o efeito da ação de um oponente e não acho que fez diferença na partida. Ter reviver por si só é muito forte e sua ação que causa 1 penetrante é ótima para "forçar o oponente" (explicarei o que quero dizer com isso mais pra frente). Eu sempre a fazia para devolver pro jogo aquela Facção Mortal ou aquele Sincronismo... Para entrar investigando ou com Jóia do Infinito - Tempo. Acho que esse é o card que mais vê possibilidades neste deck, me ajudou muito e de muitas maneiras diferentes. Bjo na boca, sua grega linda!

3x Ninja do Tentáculo V1: Um sozinho pode não ser muita coisa, dois simbolizam problema... 3 você dificilmente chega a ver em cena pois se isso acontecer, você não estará mais respirando! Configuração de 2/1 com Demolidor V4 diminuindo 1 de dano? QUE TRABALHO pra conseguir 2 pontos de prêmio! E que problema se ignorá-lo na partida...

3x Ninja Do Tentáculo V2: O que fazer contra aqueles Illuminati com Dr. Estranho V2 na mesa? O que fazer contra aquele Ignorar Fracotes? Se não posso matá-los, posso incapacitá-los!

2x Ninja do Tentáculo V3: Se não posso causar dano e se incapacitar não fará diferença... Descarrego! Tchau Cetro de Watoomb, tchau coisas chatas carregadas em Illuminatis, tchau Ignorar Fracotes chato pra caralho!

Importante dizer aqui que os Ninjas, por não possuírem alter ego e possuírem o mesmo nome, segundo a regra ganham os textos, poderes, afiliações, alinhamentos e ações se estiverem carregando Ninjas diferentes. A festa está feita!

2x Demolidor V3O CHATÃO DO ROLÊ! "Caralho, se eu descer esse bicho, levo 4 de dano... Depois mais 2 ainda... Demolidor filho da puta!". Ouvi bastante isso! Adoro esse cara! Muito raramente eu fazia o V4, pra economizar recursos e dar menos pontos, eu fazia sempre que possível o V3 carregando o V4, se pintasse aquela Câmera Neutralizadora ou Prisão 42, era só render, dar 3 pontos pro oponente, comprar um card e reviver o V4. Está lá minha proteção de novo! E bater 2, na antecipação, pagando 0 e se capacitando... É muita sacanagem! Tem um "No Lugar Errado" em cena? Aprimoro Demolidor V3 com V3, perco a afiliação Tentáculo e lá está um Defensor para salvar a "ninjaiada". 

CHATO PRA CARALHO!


2x Fantasma do Espaço: Uso nove suportes neste deck e este carinha quando entra me dá duas cartas (leia-se capacitações) e ainda descarrega na preparação aquelas antecipações chatas ou finaliza algum personagem do oponente - SEM DAR ALVO e ainda dribla o "No Lugar Errado". Fantasminha, seu lindo!

3x Mercenário V2"Ai, como você usa Mercenário sem Planos de Infiltração?" R: Tenho 3 Emissários e 2 Convocar Reforços, além de conseguir "derreter" o deck e sempre ter um nos recursos. O fiz nas nove partidas que joguei, teve partida que eu nem fiz Demolidor, mas ganhei com Mercenário mandando Jóias e antecipações pro fundo do deck do oponente. Isso e ainda dar 2 de dano penetrantes na antecipação... Esse cara ainda utiliza as duas investigações e usa Sincronismo! Só não gosto desse maldito porque nas HQs ele matou a Elektra!



1x Vitalidade Mortífera V1: Capacitar sempre é bom, poder fazer isso direto pra 2, é ótimo! Sendo entrando e comprando um card é magnífico! Vindo dos recursos então é estupendo! Vitalidade Mortífera "amolou" muitas espadas para utilizarem Facção Mortal!

3x Câmeras de Vigilância V1: "Mas 3 não é muito?" R: NÃO! Se minha mão vier uma merda, quero garantir que meu oponente não acelerará o jogo dele e no middle/late game, quero garantir que não levarei uma ação de prontidão.

2x Convocar Reforços V1: Alguém pediu um Mercenário e Fantasma do Espaço aí?

3x Atrasos e Problemas V1: Idem Câmeras de Vigilância, eu posso não jogar... Mas você também não vai!

1x Invasão Secreta V1: Dois Demolidores V4 em cena, proteção de menos 2 de dano. É tipo usar duas camisinhas, só que sem o risco de estourar.*

3x Cripta Ancestral V1: Tentáculo pra mim é um "deck sorvete", você vai "derretendo" ele, gerando mais e mais recursos, enchendo a mesa com personagens e se ainda ganha um reviver na faixa, melhor ainda! As partidas que eu joguei contra Tentáculo, muitas vezes eu preferi destruir uma Cripta do que fazer 2 ou 3 pontos nocauteando personagens. Cripta muda jogo ressuscitando Emissários, Demolidores e Ninjinhas, além de poder se transformar num Fantasma do Espaço.

2x Banco V1: Efeito sorvete! Aceleração máxima!

2x Kun Lun V1: Ajuda no efeito sorvete e enche vida dos personagens subindo cards de lâminas, volta aquela Facção Mortal linda pro jogo!

2x Prisão 42 V1: Forte demais! Tira texto, prende personagem e depois vira Fantasma!

3x Pórtico de Oshtur V1: Busca Demolidor e Emissário. Se não busca, leva aquele Taumaturgo Skrull e me dá 2 pontos sem eu precisar fazer nada! Sim, fiz uns dois Pórticos no Royal sem nem ter o que buscar, só por bait... E fiz pontos na faixa! Além de usá-lo na preparação para subir os Emissários pra mão e descê-los novamente para mais uma vez utilizar o texto ou colocar no jogo aquela Facção Mortal ou Sincronismo que estão nos recursos, salvar um Demolidor também não é nada mal. Agora isso pode ser usado no seu T1 pra levar aquela Madame Teia e impedir seu oponente de gerar recursos na contagem... Ótimo card!

2x Faixas De Cyttorak V1: Matar Emissario com o Demolidor em cena, já é difícil... Com 2 a mais de escudo então... Além de que aquela incapacitação marota na antecipação, salva vidas!

3x Facção Mortal V1: Eu tinha raiva dessa filha da puta quando usavam em Ordem Negra, quando saiu Tentáculo, foi minha vez de ser filho da puta! Aqui, cabe um parênteses... Eu sempre joguei de regeneração, meus decks sempre tinham todos personagens com regeneração e eram geralmente com lâminas! Sempre gostei de "forçar o oponente" na minha antecipação. O que quero dizer com isso? No tênis, forçar um saque ou determinada batida do seu oponente quer dizer que você manda a bola pra ele de maneira a qual ele não consegue te devolver da melhor maneira possível para ele, você o força a te devolver de um jeito que não seria o melhor para ele, visto a maneira que ele joga, seja o deslocando na quadra para uma zona não confortável ou o obrigando a usar uma batida que é seu ponto fraco. Você cria um problema pro oponente e ele que se vire pra responder. Eu fazia muito isso com Wolverine V1, Trespassar V1, Dança de Lâminas, Dente-de-Sabre, Colleen Wing... Conseguia abrir jogando de 6 a 8 de dano penetrante na minha antecipação, quando não 10, com uma ótima mão inicial e ótimas compras. Eu jogava o problema pro cara e ele que se virasse pra entrar em cena! Mas veja quantos cards eu não citei para isso... Facção Mortal faz isso, precisando de apenas uma única cópia em cena. Você faz tranquilamente de 4 a 5 personagens no T1 de Tentáculo, estamos falando de 8 a 10 penetrantes. Facção Mortal é absurda de forte! Tão forte que muita vezes você nem a quer usar, coloca em cena apenas para desviar a atenção do oponente de outra jogada.

3x Investigação Descuidada V1: A investigação "ruim" do deck. Ruim porque é parada por Atrasos e Problemas, mas no middle e late game ajuda a voltar aquela Facção Mortal pra cena.

3x Investigação Incauta V1: CHUPA, ATRASOS E PROBLEMAS!

2x Sincronismo V1: Absurda essa carta! Todo mundo bate dois, troca card de quem você quiser pra quem você quiser... Numa dessa Facção Mortal que estava no Fantasma vai pro Demolidor, O Demolidor V4 que tava no Ninja vai pro Demolidor V3 e o Ninja V1 que tava na Elektra vai pro Ninja V2 que agora vai poder bater 2 penetrantes... Se virem Sincronismo em cena, se livrem dele o mais rápido possível!

1x Joía do Infinito - Tempo V1: Câmeras de Vigilância de efeito estático.

1x Sombras Ilusórias V1: Ok, tentei usar pra tirar aquela Singularidade Temporal e No Lugar Errado de cena, mas eu nunca precisei. Pela diversidade de Fantasma do Espaço, Mercenário e Demolidor V3, esses cenários nunca me atrapalharam. Os Emissários e as compras sempre me garantiram ter algum cenário na mão pra tirá-los de cena. Sinto que esse foi um slot desperdiçado no deck e que eu coloquei pura e simplesmente por uma situação que chegou a acontecer, mas que em nove partidas eu não senti que me atrapalhou de fato.



O que eu mudaria: 

Tiraria fácil o Sombras Ilusórias pra poder colocar um Lâminas Coletadas que me faria na antecipação voltar uma Facção Mortal pro jogo ou até mesmo usaria uma Sugestão Coletiva para utilizar com a Elektra e jogar um Convocar Reforços dos recursos pra cena e buscar personagens e até mesmo para tirar um outro cenário como pensei em usar o Sombrs Ilusórias. Ok, apenas ela tem Telepatia no deck, mas com o tanto de cards que caem nos recursos com este deck e ela possuindo reviver é facílimo de encaixar.


Cards que eu não entendo como a maioria dos Tentáculos usava:


Lâminas Encantadas V1 (explico quando falo sobre o Demolidor V4);

Mary Tyfoid V1: Escudo baixo, não investiga com a Incauta, não usa Sincronismo e você precisa de 4 cards (contando com ela) pra poder jogá-la e procurar um card, procura que pode ser parada por Taumaturgo. Ação que causa só 2 pontos de dano e nem antecipada ou imprevista é... Acho ela horrível! Pórtico, Convocar e o "filtro dos Emissários fazem esse papel muito melhor.


Mestre do Tentáculo V1: Mesma coisa da Mary, a diferença que ele vai buscar uma vez por turno um Ninja, pode ser buscado por Pórtico, utiliza faixas, investiga com a Incauta, usa Sincronismo... Maaaas, não entra no corte por ser 3/1. Fácil de morrer e dá muito ponto. Um ninjinha 2/1 pra morrer exige duas pancadas de 2 de dano na antecipação e dá só 2 pontos. Ele exige as mesmas das pancadas mas dá 3. No fim do jogo isso faz uma puta diferença.

Amarras Invisíveis V1 e surpresas no geral: O "efeito sorvete" acaba com todas as surpresas, por isso priorizei muito cards que fazem algo quando estão nos recursos.

Entrada Triunfal V1: Impossível escapar de Jóia do Infinito e Câmeras de Vigilância e se conseguir, ter que sobreviver às antecipações.

Técnica Tribal V1: Idem Entrada Triunfal, mas sem a prontidão, as duas juntas ainda... Esquece!

Cards que eu gostaria de ter usado:

Coleção de Explosivos V1: Mesmo vindo dos recursos, se você coloca isso num ninjinha 2/1 e deixa ele capacitado a 2, seu oponente terá que investir contra um personagem minúsculo para não levar 6 de dano! Quase todos os personagens usam, só não entrou mesmo porque os Emissários não utilizam e se tem alguém que sempre precisa estar em cena, são os Emissários.

Rei Do Crime V2: Meu vilão favorito! Acho ele um card bom, gosto da ação... O problema é que ele não combina em nada com o resto dos personagens e habilidades da afiliação e 4/1 é uma configuração péssima!. Uma pena.

Mandarim V2: Esse aqui vê futuro no deck (e não falo de clarividências!)! Em uma versão voltada pra Magia, com Ninjas do Tentáculo V4, Mestre e Emissários, acho que ele pode fazer um estrago, mas não faz meu tipo de jogo... Deixo a magia para os top 8 Ricardo e João! Hahahaha!

Bom, espero que tenham gostado! Continuarei investindo no deck e acho que ele não perdeu nada com a rotação, continuará bem forte!

Muito obrigado a todos que me apoiaram e que me pediram esta decklist, tenho o maior prazer em compartilhá-la com a galera e não só isso, em compartilhar como eu entendo que ela funciona!

Ela só não é a prova de "Pinkys" e "Ricardos Magos", mas se você não joga na Grande SP ou em Curitiba, vale apena arriscar! Hahaha!

Um grande abraço e até a próxima!







*Não usem duas camisinhas! Foi só uma analogia estúpida que eu fiz!

3 comentários:

  1. Parabéns! Excelente deck adorei o tentáculo, com seus conselhos irei aprimorar ainda mais.

    ResponderExcluir